quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nos humanos, as unhas são reduzidas e arredondadas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos, além de facilitar a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés.
Partes da unha humana
- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina.



2- Paroníquia: a dobra de pele nos lados da unha.


3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.


4- Hiponíquio: a fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.


As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos , são compostas por:
A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
A matriz ungueal ou raiz da unha - é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
eponíquio ou cutícula que é uma dobra de pele na porção proximal da unha.
paroníquia que é a dobra de pele nos lados da unha.
hiponíquio que é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.
lâmina ungueal que é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.
leito ungual que é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas.
lúnula que é a parte branca convexa do leito da unha.

Prega ungueal uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.


Doenças nas Unhas


Existem várias doenças que podemos pegar nas unhas, como por exemplo:
Traumatismo na base das unhas, são quando pontos esbranquiçados aparecem na ponta e são bem comuns.
Unhas encravadas, são também relativamente comuns, as causas normalmente são por causa dos sapatos apertados, traumatismos e dedos grandes (hálux) do pé. São muito dolorosas, e é recomendável a procura de um dermatologista ou podólogo para evitar infecções.
Hemorragias subungueais, são rupturas dos vasos sanguíneos nas unhas que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas.
Infecções por fungos(micoses) ou por bactérias, as causadas por fungos causam deformidades nas unhas, já a por bactérias causa vermelhidão e inchaço em volta delas.
Para evitar essas doenças mantenha as unhas sempre limpas e secas para evitar procriação de bactérias e fungos. Não roa as unhas pois isso as umedece e favorece infecções, além do crescimento irregular delas. Não use objetos, como alicates, que não estejam esterilizados

Unha encravada


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CAUSA

O nome científico da "unha encravada" é onicocriptose, ocorre quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos. O dedo mais atingido é o hálux, o dedão do pé.

PREVENÇÃO

A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da placa ungueal (unha) e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais.

SINAIS E SINTOMAS
Se não tratada, pode formar um granuloma piogênico, onde existe um acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada (dor, rubor, calor e edema).

TRATAMENTO
Em caso de infecção secundária pode ser necessário o uso de antibióticos tópicos e por via oral e anti-inflamatórios não esteróides. Certos pacientes possuem uma tendência a ter unhas encravadas e granuloma piogênico, sendo necessário uma cirurgia de reconstrução chamada de cantoplastia ou matrissectomia que consiste em remoção da borda lateral afetada até a raiz, da borda da pele e do granuloma. O granuloma piogênico, quando pequeno, pode ser tratado com eletrocauterização ou cauterização química.

Em casos mais graves é recomendado procurar por um dermatologista, que poderá tratar a doença corretamente.
Há tratamentos para unhas encravadas feitos por Podólogos. Um dos mais comuns é feito colando uma haste de plástico em cima do dedo para mudar o formato da unha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário